O ISIONCO disponibiliza a indivíduos com câncer e familiares diretos sessões em grupo de terapias e práticas integrativas do Protocolo de Bem-Estar Integrativo em Oncologia do ISIONCO, na sua unidade, localizada no Niterói Shopping, Niterói-RJ.

O paciente faz as terapias, de forma complementar ao seu tratamento convencional. Todas as sessões são conduzidas por profissionais experientes e habilitados.

As terapias são disponibilizadas para indivíduos com câncer e familiares diretos, associados regulares dos Amigos do Isionco ( amigos.isionco.com.br ), ou gratuitamente, para indivíduos com câncer e familiares comprovadamente carentes.

As terapias e práticas integrativas desenvolvidas no ISIONCO tratam o ser humano em todas as suas esferas:

  Física: Acupuntura,  Auriculoterapia, Ioga adaptada, Oficina do Movimento, Lian Gong, Tai Chi Chuan, Chi Kung
 

Corpo-Mente: Respiração e Relaxamento, Meditação, Toque Terapêutico, Reflexologia, Massoterapia

    Social: Grupos de Apoio, Terapia do Riso, Musicoterapia, Arteterapia, Biodança, Dança do Ventre

 

Você pode optar por participar das sessões de terapia em 2 dias da semana:

Terças - tarde : apenas mulheres com câncer de mama.
Sábados - manhã : qualquer paciente com câncer e familiares diretos.

 

Saiba mais sobre as Terapias Integrativas do ISIONCO:

 

Acupuntura e Auriculoterapia - é uma técnica milenar chinesa da Medicina Tradicional Chines (MTC) que visa o reequilíbrio da circulação da energia vital Chi nos meridianos energéticos co corpo, com o uso de agulhas, sementes e cristais. Na modalidade de auriculoterapia, agulhas, cristais ou sementes são posicionados em pontos específicos do pavilhão auricular, representativos de órgãos e vísceras do corpo humano. O reequilíbrio da energia Chi no corpo se reflete em bem-estar, relaxamento, melhoria do funcionamento de órgãos, vísceras, redução da dor, etc.

Ioga adaptada - filosofia de vida criada há mais de 500 anos na Índia, que, na sua modalidade de Hatha Ioga, trabalha o corpo e a mente aliando posturas (Asanas) ao controle da respiração.

Lian Gong – é uma prática corporal criada, na década de 70, pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista da MTC. Lian Gong em 18 terapias inclui exercícios preventivos e curativos, cujas práticas põe em movimento o Chi (energia vital) através dos meridianos energéticos do corpo humano.

Tai Chi Chuan – prática milenar chinesa da MTC, originalmente criada como arte marcial, também com importantes benefícios terapêuticos. E considerada uma meditação em movimento, onde movimentos lentos são realizados em conjunto com a respiração controlada, propiciando relaxamento, atenção, concentração, alongamento e fortalecimento muscular.

Chi Kung - é uma técnica chinesa milenar da MTC que integra posturas físicas, respiração e atenção focalizada. São exercícios suaves e rítmicos que podem ser realizados na postura de pé, por quaisquer pessoas, de diferentes idades e condicionamento físico. Estes exercícios têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Chi (energia vital) no corpo.

Respiração – técnicas variadas orientais e ocidentais, incluindo a técnica de respiração indiana denominada Pranayama, visando o controle do prana ou Chi (energia vital), através da respiração.

Meditação - a palavra meditação vem do latim meditare, que significa voltar-se para o centro, ou seja, desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Momentos de introspecção e concentração, realizados em silêncio e na postura sentada.

Técnicas de Relaxamento – técnicas variadas na postura deitada ou sentada, aliadas à respiração controlada, voltadas para o relaxamento e bem-estar. Pode ser usada música relaxante de fundo.

Reflexologia - técnica milenar oriental baseada no princípio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduz-se a tensão em todo o corpo permitindo a recuperação gradativa do bem-estar do indivíduo.

Grupos de Apoio - é uma instituição que visa trabalhar o paciente com um todo, fortalecendo seu lado psicoemocional e esclarecendo aspectos importantes sobre a doença. Relevante para a auto-aceitação e para a progressão positiva do tratamento, já que as mulheres podem compartilhar experiências relacionadas à enfermidade e tornam-se mais conscientes e confiantes perante o câncer.

Terapia do Riso – também denominada Ioga do Riso ou Risoterapia - é uma forma de ioga executada provocando o riso. Criada pelo Médico Dr. Kataria, na Índia, combina riso incondicional com respiração controlada (Pranayama), resultando em variados benefícios a nível físico e mental.

Musicoterapia - é a utilização da música através de seus elementos constituintes e harmonia. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida através da prevenção, reabilitação ou tratamento de doenças.

Arteterapia - é o uso da arte como base de um processo terapêutico que visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência.


 Contatos para marcação de entrevistas e visitas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Português - English

Portuguese - Inglês